Infantil 3B faz brincadeira para explorar o sentido do tato
Para iniciar as atividades do Projeto Corpinho, as professoras do Infantil 3B, Kátia Côrrea, Alessandra Salles e Maria Alice Maciel, brincaram com seus alunos de Cabra-Cega do Tato. Com os olhos vendados, cada criança tocava o rosto e o cabelinho do colega, para tentar descobrir, através do tato, quem ele era. As professoras direcionaram a brincadeira com perguntas como: “Você acha que é uma menina, ou um menino?” O cabelo é curto ou comprido?” O cabelo é liso ou de cachinhos?” As perguntas promoviam o ato de pensar e a maioria das crianças conseguiu descobrir quem era o coleguinha. Quando descobriam, eles se abraçavam!
Além de estimular o sentido do tato, as professoras puderam trabalhar também com o estímulo à convivência. A brincadeira foi muito divertida e todas as crianças participaram com muita alegria! Ao final da brincadeira todas fizeram o registro da atividade. As professoras puderam perceber que o brincar favorece o aprendizado e que o papel do professor é importante como mediador das brincadeiras.