7º ano vive experiência de um concurso de fotos relativo ao Dia da Árvore
Para comemorar o dia da árvore - dia 21 de setembro, foi proposto pela professora Suely Takahashi que os alunos enviassem via e-mail ou whatsapp uma selfie com uma árvore de sua preferência para um concurso.
Colaborando com a apuração das fotos a engenheira Florestal, Patrícia Costa Bueno, que reside em Brasília-DF, elegeu a melhor selfie. De acordo com ela foi muito difícil escolher a melhor foto, entre sumaúmas e ipês.
O concurso foi vencido pelas alunas Alice Barboza de Araujo Cândido e Paula Medeiros Lopes Tunes da Cunha que fizeram uma selfie com um ipê rosa , na Praça da Bandeira em Belo Horizonte – MG. A menção honrosa foi concedida ao aluno David Vanucci Waisberg, que enviou uma foto junto de uma sumaúma. O resultado do concurso foi divulgado para os alunos através de um áudio gravado por Patrícia Bueno, com comentários acerca das espécies fotografadas, o que colaborou muito com o conteúdo que estamos estudando este ano: biomas do Brasil.
Palavras da professora Suely Takahashi: “Paramos um tempo para refletir sobre a importância das árvores na manutenção de uma temperatura confortável nas cidades, ao fornecer sombra e umidade. A partir do exemplo de várias árvores, foi possível entender que há muitas diferenças entre elas: diâmetros diferentes, folhas grandes ou pequenas, frutas e flores, da mesma forma que com os seres humanos. Listamos a variedade de produtos que são feitos da madeira e a quantidade de cosméticos e medicamentos que são elaborados com os subprodutos das árvores. Aprendemos depois do concurso que as palmeiras não são consideradas árvores, porque não fornecem madeira. Desta forma, as fotos com as palmeiras foram desclassificadas.”
O objetivo da atividade foi contribuir para que aos alunos, por meio da observação, percebessem o ambiente urbano e as árvores que estão ao nosso redor. Alguns alunos fotografaram plantas ornamentais e arbustivas. A atividade ajudou a identificar o que consideramos árvores e foi finalizada com o desafio de cada aluno plantar uma árvore ainda este ano.