8º Ano realiza trabalho de campo em Petrópolis
Que oportunidade incrível para os alunos do 8º Ano: trabalho de campo na cidade de Petrópolis, RJ. Oportunidade para resgatar a nossa cultura e conhecer algumas das passagens e fatos de um período marcante da história brasileira – o período imperial.
A atividade permite aos adolescentes identificar suas heranças, o que muito contribui para estimular a gratidão aos sujeitos históricos e educá-los para consciência patrimonial. No tour cultural pela cidade, conheceram: o Museu Imperial; a Casa do Colono; o Palácio de Cristal; a Casa de Santos Dumont; o Palácio Quitandinha e a Catedral de São Pedro. Também assistiram a um sarau, que propiciou um encontro com as expressões culturais do século XIX, com direito à interação dos artistas com nossos adolescentes.
Dias essenciais para promover a escuta ativa, o estreitamento de laços, o conhecimento e o reconhecimento da nossa história e, sem dúvidas, a certeza de que o conhecimento traz felicidade e transformação.
Relatos:
“... fomos a Petrópolis e tivemos uma experiência inédita, sair do estado com a turma e conhecer a cidade onde a família real se hospedava durante o verão. (...) Foi uma experiência muito boa e não houve problemas de destaque.” (Bernardo Chaves)
“Como posso descrever a viagem de Petrópolis? Simplesmente a melhor excursão que já tivemos. Foi ótima experiência. Conhecemos muitos lugares legais e tivemos um ótimo tempo com nossos colegas e amigos. Foi tudo muito bom! Saber que você está em um lugar que a família imperial já esteve, é tão emocionante! Acho que poderia durar mais tempo, passou muito rápido. Foram experiências incríveis...” (Mariana Guedes)