4⁰ Ano B no mundo dos limeriques
Já imaginou trabalhar as figuras de linguagem de forma divertida e com muito humor? Essa é a proposta do livro “Loucoliques da Língua Portuguesa”, de César Obeid, e o 4º Ano B entrou nessa brincadeira. Para isso, cada aluno ficou responsável em fazer um cartaz com os versos dos poemas, com direito a uma ilustração.
Depois do primeiro contato que tiveram com o livro, perceberam que a leitura não era tão simples, pois, apesar de engraçados, os versos apresentavam temas da Língua Portuguesa como catacreses, pleonasmos, homônimos e parônimos, termos das figuras de linguagem ainda pouco conhecidos pelas crianças. Além disso, o autor faz o uso de muitas expressões e palavras pouco utilizadas em nosso cotidiano, o que tornou imprescindível a consulta ao dicionário.
Após a confecção dos cartazes, cada aluno declamou os versos para os demais que perceberam as figuras de linguagem apresentadas nos poemas.
A atividade foi tão significativa que, ao final, cada criança criou o seu próprio limerique. Alguns, mais ousados, utilizaram algumas figuras de linguagem. As professoras Marília Sales e Ana Paula ficaram encantadas com a desenvoltura das crianças, pois, além de desenvolverem suas habilidades artísticas, por meio da criação de belas ilustrações e na criação de outros poemas, demonstraram, também, esforço e determinação para compreenderem toda a proposta dos Loucoliques.