Projeto de visitas a instituições culmina importante trabalho no 2º Ano do Ensino Médio
Sentindo a necessidade de oferecer aos alunos a oportunidade de vivenciarem os conceitos trabalhados ao longo do ano, as assessoras começaram propondo que os alunos praticassem o bem na convivência entre eles mesmos e com os professores.
Em seguida a sugestão foi a de planejar em grupos, um projeto a ser realizado em instituições beneficentes e escolas públicas. Cada grupo teria que destacar e atuar com os elementos da Pedagogia Logosofica vivenciados por eles, como uma das formas de difundir o BEM.
Os alunos puderam comprovar a força dos pensamentos e dos sentimentos influindo no ambiente mental, conhecendo e vivenciando realidades bem diferentes da que vivem. Toda a atividade favoreceu a criação de oportunidades muito ricas, onde puderam valorizar o que têm, o que recebem dos pais e muito especialmente o que recebem de Deus, quando os dotou de um mecanismo interno perfeito para que pudessem fazer uso dele.
Muitos foram os elementos logosóficos trabalhados e vivenciados. Destacamos os que foram mais significativos para os alunos: Conceito de Deus, vida, respeito, convivência, amizade, amor, paciência e Bem.
A cada aula, a cada visita, a cada conversa com os grupos, pudemos ouvir dos alunos inúmeros depoimentos do que estavam vivenciando e da grandeza de tudo.
Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar na Mostra de Cultura e Conhecimento, parte do que vivenciaram nas instituições, com fotos, depoimentos, filmes. Um grupo recebeu os alunos de uma Escola Municipal, para uma apresentação musical.
Selecionamos alguns registros relacionados ao conceito de vida, trabalhado nas aulas:
“Um processo continuo, onde constantemente temos a oportunidade de aprender e estamos suscetíveis ao erro. Vida é saber se relacionar com pessoas diferentes e aprender a respeitá-las. Vida é literalmente... cada momento, deixar de ser coadjuvante e se tornar protagonista da própria história.” Ana Clara Freitas
“Uma oportunidade para aprender e evoluir enquanto seres humanos. É um meio para obtermos conhecimento e assim, nos aproximarmos de quem nos criou.” Rafaela Airoldi
“Oportunidade concedida a nós de vivermos momentos e aprender com eles. É nosso bem mais precioso que é definido e traçado de acordo com nossas escolhas e valores.” Laís Cândido
“Essência de um ser, que luta pela existência.” Raul de Paiva
“Tudo aquilo que nos faz viver, pensar, refletir, observar, além disso, ensinar a superar obstáculos.” Vitor González