Viagem a Montevidéu: uma grande oportunidade de fazer uma imersão em espanhol
“Los verdaderos amigos son los que penetran hondo en nuestro corazón y nos brindan, con su amistad, el fruto de sus afecto y de su sinceridad.” Esta frase de González Pecotche, escrita em seu próprio idioma, expressa o sentimento que cada uma das pessoas que participaram do primeiro encontro entre alunas e professores do Colégio Logosófico Unidade Funcionários e o Liceo Logosófico de Montevidéu. Um momento importante que estreita as relações das escolas integrantes do Sistema Logosófico.
Durante os dias 12 a 16 de outubro, seis estudantes de Espanhol do Ensino Médio, de primeiro e segundo ano, tiveram a oportunidade de exercitar o que aprenderam do idioma, na capital do Uruguai.
Em um ambiente de muito afeto, foram vividas ricas experiências que certamente estarão marcadas em suas vidas. Toda a programação foi planejada com muito carinho. A socialização com os estudantes uruguaios foi facilitada por momentos de atividade recreativa e de vários encontros sociais.
Fernanda Guimarães Lemos, Júlia Alice Carneiro e Silva, Ludmila Thaís Costa Gonçalves, Maria Clara Franklin Freitas, Mariana Miranda Guarda e Rafaela Airoldi Horta assistiram aulas no Liceo (que corresponde ao final do Fundamental II e abrange todo o Ensino Médio) e realizaram diversas apresentações sobre a Unidade Funcionários e a nossa realidade escolar. Na Escuela Logosófica (equivalente ao Infantil e Fundamental I) houve a leitura do livro infantil Lalina para as crianças de 5-6 anos, além da distribuição de bombons: eles retribuíram a visita com um livro ilustrado com suas impressões.
Todas as seis alunas conheceram a Fundação Logosófica e estiveram, in loco, nos diversos locais onde González Pecotche trabalhava e se preparava para as suas conferências. Também tiveram a oportunidade, entre outras coisas, de conhecer a cidade, os seus shoppings, o Museu Pedagógico, além de assistir a um encontro de corais onde foram homenageadas e cujo repertório contava com três músicas brasileiras.
Foram momentos muito intensos, repleto de boas recordações. Para Júlia Alice “essa foi de longe uma das melhores experiências que eu já tive... Não tenho como descrever a alegria interna que eu experimentei...”.
Segundo Ludmila, a viagem possibilitou “uma grande oportunidade de vinculação”, de contato com a língua espanhola e com outra cultura. Afinal as alunas estão em contato permanente, através de um grupo do Whatsapp por elas criado, com as amigas e amigos que fizeram, e usam o espanhol como o idioma de comunicação.
A atenção que foi dispensada fez com que, como disse Rafaela, “todas nós nos sentíssemos em casa... Essa foi uma viagem que me marcou muito e que vale totalmente a pena.”.
Fica a dica da Fernanda: “Ano que vem, quem tiver a oportunidade de ir, vá, pois é simplesmente maravilhoso!”.
As alunas foram acompanhas por Mariomar Costa, representando o Colégio e a Fundação Logosófica, Francis Firmo, professora de espanhol do Ensino Médio, e a professora Cacilda Lages, de Biologia, que não quis perder a oportunidade, e, como aluna do idioma, decidiu ingressar no grupo.