Lanterna do bem ilumina o Infantil 4 A
A professora Maria Alice Lacerda contou uma linda história para seus alunos, na qual os personagens Lico e Mila fazem algo de errado e depois se entristecem.
A professora aproveitou a mensagem da historinha e utilizou uma lanterna para fazer uma analogia com o “observar” o que ocorre em nosso mundo interno: “Devemos fazer de conta que acendemos uma lanterninha para observar os nossos pensamentos e para pensarmos antes de fazer qualquer coisa. A Lanterna do Bem nos ajuda a selecionar os bons pensamentos”.
A atividade prendeu o interesse das crianças. No decorrer da manhã algumas crianças conseguiram vencer a influência de pensamentos inoportunos, que prejudicam o cumprimento das boas ações, com a simples recordação da imagem da lanterninha, e mostraram-se muito felizes.
São palavras de González Pecotche, criador da Logosofia e patrono do Colégio Logosófico:
“Se existe algo que com maior facilidade ilustra a mente humana, quando a ela são expostos temas de alguma profundidade, é a apresentação de tais temas por meio de imagens, as quais têm, demais, a virtude de raras vezes serem esquecidas.”
E ainda:
“A Logosofia utiliza com frequência, como um de seus mais eficazes meios pedagógicos, a apresentação de imagens mentais - claras, penetrantes, de um grande valor didático. Essas imagens facilitam em sumo grau a compreensão de temas de observação e estudo, permitindo uma rápida absorção do conhecimento.”