Alunos do 8º Ano constroem modelo de célula
Além da curiosidade, a necessidade de compreender o funcionamento da natureza impulsiona os cientistas a estudarem a célula. Conhecendo melhor como a célula e todo o nosso corpo funcionam, podemos cuidar melhor da nossa saúde, a conhecer melhor a origem das doenças, o que facilita a pesquisa de novos medicamentos e tecnologias.
Com esse objetivo, os alunos do 8º realizaram uma atividade descontraída sobre a organização celular, “montando” uma célula para ter uma visão tridimensional de suas organelas.
Utilizando um pote de gel transparente para cabelo e massinhas de modelar, os alunos puderam criar o modelo de célula de acordo com as instruções passadas pela professora Milena Almeida.
Com a massinha, os alunos modelaram as organelas celulares de forma semelhante (núcleo, ribossomos, mitocôndrias, retículo endoplasmático, lisossomos, centro celular e complexo golgiense), cada uma de uma cor diferente. O gel representou o citoplasma e o pote representou a membrana plasmática.
Ao realizar essa atividade os alunos recordaram a posição de cada organela e suas funções dentro da célula, o que contribui para fixar o conteúdo.
Alguns alunos, ao terminarem, ajudaram os outros de forma generosa na montagem do modelo de célula ou na explicação da função de cada organela.