6º Ano se dedica a importante projeto de Iniciação Científica
Com o objetivo de promover o Projeto de Iniciação Científica, os alunos do 6º Ano começaram a investigar se a poluição emitida pelos veículos movidos à combustíveis fósseis é capaz de influenciar no desenvolvimento do ciclo vital dos líquens, que são comuns nos troncos e galhos de árvores, presentes em toda a cidade. Inofensivos para as árvores e para os seres humanos são bioindicadores da qualidade do ar.
Sob a coordenação da professora de Ciências, Beatriz Soares, os alunos realizaram a contagem do número de liquens presentes em três árvores escolhidas aleatoriamente na avenida Carandaí. Aproveitaram também para realizar a contagem de veículos que transitavam pela avenida, num período de 3 minutos.
Esta é a primeira fase do projeto. Posteriormente, os alunos farão a coleta em outra região da cidade, numa área de preservação ambiental, para comparação dos dados.
Esse trabalho procura estimular a pesquisa, buscando a identificação das causas na fonte do problema. Dessa forma é possível trabalhar com propostas que possam mudar a realidade estudada.
Os elementos logosóficos sobre Leis Universais, como as de Correspondência e Causa e Efeito e o cultivo dos valores necessários para o trabalho em equipe interpenetraram a atividade.