Montagem de modelo de olho e tímpano diverte e ensina alunos do 8º Ano
Os alunos do 8º Ano estudaram sobre os sentidos, na disciplina de Ciências. Para enriquecer o estudo, explorando especialmente os sentidos da visão e da audição, os alunos tiveram uma aula prática no laboratório, sob a orientação da professora Milena Almeida, cujo objetivo era montar um modelo simples de olho e de tímpano.
Os alunos utilizaram uma lata, um prego, um pedaço de papel fino e gominha para montar o modelo de olho. Fizeram um pequeno furo no centro da parte fechada da lata e cobriram o lado aberto com papel fino, prendendo-o com a gominha. Ao acender uma vela e posicioná-la na frente do pequeno furo, a chama se forma invertida, como ocorre na retina do olho. A propagação da luz é retilínea e ao entrar no orifício da lata, a imagem projetada fica de cabeça para baixo.
Para realizar o modelo simples de tímpano, os alunos utilizaram um pote fundo, papel filme, areia e diapasão. Esticaram o papel filme máximo possível (com cuidado para não rompê-lo) e o colocaram na parte aberta do pote. Espalharam um pouco de areia sobre o papel filme e fizeram o diapasão vibrar próximo à areia. Com a vibração do diapasão, os grãos de areia se movimentaram por causa da vibração do papel filme, como ocorre na membrana timpânica.
Ao realizarem essa prática, os alunos puderam observar a formação de uma imagem invertida e a vibração que a onda sonora desencadeia na membrana timpânica.
Ao final, os alunos se depararam com algumas ilusões de ótica e tentaram identificar qual era o “problema” das imagens. Compreenderam que o termo ilusão de ótica está relacionado àquelas imagens que mostram “além do que se vê” e geram mais de uma interpretação no cérebro.
As atividades práticas possibilitaram aos alunos um entendimento de como a ciência se constrói e se desenvolve. Essas experiências são ferramentas valiosas de estudo que permitem a formação de conceitos, estabelecendo uma relação sobre a teoria e a prática.