Palestra sobre convivência na escola favorece a reflexão dos alunos do 6º ao 9º Ano
Ainda no mês de maio, um dos temas que constou da programação de palestras oferecidas aos alunos do 6º ao 9º Ano, foi o que tratou sobre a convivência. A diretora pedagógica Mayra Araújo, acompanhada pelo advogado e ex-aluno, Luis Antônio Westin, falou aos alunos sobre o que favorece e o que dificulta uma boa convivência. Destacou também que, um dos fatores que mais colaboram para a paz entre as pessoas e no mundo, é o respeito. E para que as diferenças sejam respeitadas no nosso convívio, é preciso ser bondoso, amplo e conhecer os pensamentos que temos em nosso mundo interno.
Luis Antônio, por sua vez, mostrou aos alunos que a lei descreve claramente o que é bullying e o que pode ocorrer com quem o pratica. Relatou aos alunos uma experiência que teve quando criança, em que aprendeu que uma brincadeira deixa de ser brincadeira, quando uma das partes não está mais se divertindo. Ao perguntar se é bom causar dor e angústia em alguém, muitos alunos ficaram reflexivos.
A palestra foi mais uma estratégia para tocar a sensibilidade e favorecer que os adolescentes reflitam sobre o que fazem no dia a dia uns com os outros e com quais recursos todos nós podemos contar, para sermos mais felizes na convivência diária: conhecimento e afeto!