Infantil 3B e o projeto Corpinho: explorando os sentidos
O projeto Corpinho iniciou-se com uma conversa sobre o rostinho, que pode demonstrar alegria ou tristeza. A partir dai as professoras Cassiana Ranieri, Rônia Gondin e Júlia Lisboa estimularam as crianças a identificarem o que poderiam fazer para deixar os colegas felizes. Trabalharam também com os cinco sentidos, como recursos que nos ajudam a descobrir o mundo.
Os alunos viveram a experiência de sentir texturas diferentes: sentiram o geladinho do gel nas mãos e o exploraram no corpinho e até nos cabelos! As professoras explicaram para as crianças a diferença entre superfícies duras e macias: batendo a mão no chão, sentiram que doía, pois é dura; tocando o travesseiro de bolinhas de isopor, sentiram que a mão não doía, porque é macia e suave, assim como devem ser nossas mãozinhas com os colegas: suaves para fazer carinho, dar a mão na fila e brincar juntinho.
As professoras observaram que as crianças ampliaram sua visão frente ao próprio corpo, ficando mais atentas aos cuidados com ele e com alguns aspectos da convivência com os demais.