Alunos do 1º Ano do Ensino Médio constroem “moléculas”
O estudo da ciência Química é repleto de símbolos, fórmulas e equações, utilizados para expressar o conhecimento sobre as propriedades, constituições e transformações dos materiais.
Com o objetivo de promover o entendimento conceitual de Química, os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio realizaram, no laboratório, uma atividade com modelos moleculares, com o acompanhamento das professoras Fabiana Costa, Luciane Soares e Ward Lauar.
A confecção de conjuntos de modelos moleculares surge como uma ferramenta de grande importância por facilitar a assimilação e o aprendizado de conceitos que envolvam a geometria molecular, as ligações químicas entre outros. O uso de modelos moleculares é simples e de grande valia para este propósito, pois apoia a visualização das ligações químicas existentes entre os átomos que compõem uma molécula, como também possibilita desenvolver no aluno a percepção de seu arranjo espacial. Dessa forma, estruturas moleculares passam a ser estudadas pelos estudantes de forma concreta e palpável.
Segundo os alunos, a atividade com os modelos moleculares foi um bom recurso motivador:
“Poder trabalhar com o kit para montar moléculas foi uma ideia muito criativa da professora. É uma forma mais lúdica e interativa de aprender, pois nos leva a um mundo microscópico, que não podemos enxergar regularmente. Com os modelos, podemos “tocar” os átomos, mudá-los de posição e realmente praticar o que aprendemos. É um meio melhor e mais fácil de entender o que está sendo passado pela professora, fixando realmente o conhecimento adquirido.” (Laura Lazaro – 1º A)
“A atividade com modelos foi muito útil para mim, pois me ajudou a compreender melhor as ligações e as posições de cada elemento.” (Cecília Moreira Torres – 1º B)