O professor do 3º Ano do Ensino Médio, Rodrigo Gavioli de Assis, propôs aos alunos que fizessem as questões de Educação Física que apareceram em provas do ENEM, ao longo do ano letivo. Depois de respondidas fariam uma análise detalhada de cada uma.
Segundo o professor, “atualmente o Exame Nacional do Ensino Médio tornou-se a principal forma de ingresso no ensino superior. Torna-se pertinente analisar como estão sendo tratados os conhecimentos exigidos. A crescente relevância e representatividade do ENEM faz com que seja necessário estarmos atentos para o modo como os conteúdos sistematizados na área Linguagem, códigos e suas tecnologias estão sendo abordados. A análise das questões favorecerá a ampliação da discussão com os alunos sobre a Educação Física”.
Espera-se que a contextualização da Educação Física no ENEM contribua com a construção de práticas pedagógicas mais amplas, que busquem a apropriação crítica e cultural das representações sociais, às quais nossos corpos estão submetidos.