1º Ano A identifica as atitudes de bem
No 1º Ano A, as professoras Priscila Pando e Najla Rachid, através de um momento especial de conversa em sala, listam com os alunos os esforços que realizaram para terem melhores atitudes naquele dia. Essas atitudes são registradas no quadro e ficam como estímulo para a realização de todos.
Exemplos de atitudes relacionadas pela turma:
- ajudar um colega que caiu e se machucou
- pedir desculpas por ter caído em cima de um colega
- usar um só copo descartável
- vencer o pensamento de querer ir embora logo
- brincar junto com o colega
- preocupar-se com o colega que não estava junto com a turma
- não revidar o incômodo recebido de um colega
- obedecer as professoras, pelo seu bem
- ser obediente e generoso ao dar uma almofadinha na aula de música para o colega
As professoras assim se manifestaram: “Observamos que muitos conflitos entre os seres humanos ocorrem por atitudes que poderiam ser evitadas. Pensando em ajudar as crianças a terem atitudes melhores que influenciem na formação de uma melhor humanidade, decidimos valorizar e registrar as atitudes felizes que eles conseguem ter. Observamos que desta forma as crianças ficam mais atentas às suas atitudes e às de seus colegas, pois querem fazer o que é certo. Ficam também muito felizes ao receberem o reconhecimento da turma e das professoras. Todos querem fazer o bem e superarem-se. O estímulo ao positivo é um recurso da Pedagogia Logosófica e comprovamos a eficácia de sua aplicação nesses momentos”.