2º Ano do Ensino Médio comprova que “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”
Complementando o estudo da Lei de Lavoisier, através da experimentação, os alunos do 2º ano mediram a massa de um comprimido efervescente (Sonrisal®) e de um erlenmeyer aberto*, com uma quantidade definida de água. Em seguida colocaram o Sonrisal® para reagir com a água e aguardando a reação de efervescência acabar, mediram a massa final do sistema aberto. Os alunos perceberam que mesmo a massa final sendo menor, a massa inicial não contrariou a lei de Lavoisier, pois o sistema sendo aberto, a massa que ”faltava”, era a massa corresponde ao gás carbônico, CO2, que havia sido produzido.
A atividade gerou grande interesse e os alunos compreenderam que, após ocorrer uma transformação química (reação química), a massa da matéria é conservada sem sofrer nenhuma perda.
Um ensinamento da Pedagogia Logosófica orientou o planejamento das professoras:
“A Logosofia não aconselha crer no que se estudou nem aceitá-lo cegamente, por certas e inquestionáveis que pareçam suas afirmações; daí que imponha a experimentação como base segura do processo rumo ao saber. Quer que cada um de seus cultores comprove por si as verdades que entranha, e isso só se pode fazer levando-o ao campo da própria experiência.”