Alunos do 1º e 3º Ano do Ensino Médio recebem informações importantes na aula de Educação Física
Para orientar os alunos quanto ao uso de substâncias na busca incessante pelo corpo perfeito ou pela obtenção de melhoria na performance, o professor Rodrigo Gavioli, planejou uma aula sobre o uso de álcool, hormônios anabolizantes, creatina, aminoácidos, Whey Protein e Carboidratos.
Explicou aos alunos que várias pessoas experimentam substâncias na esperança de obter uma melhora, ainda que mínima, no desempenho, independentemente das possíveis consequências nocivas. A preocupação em buscar o corpo ideal ou a melhoria de desempenho, junto com a falta de conhecimento sobre as substâncias ergogênicas, pode impedir o aluno de tomar decisões inteligentes. A lista dos possíveis auxílios ergogênicos é longa, mas os que realmente possuem propriedades ergogênicas são muito poucos. De fato, algumas substâncias ou fenômenos supostamente ergogênicos podem, na realidade, comprometer o desempenho. Em geral são drogas ergolíticas, aquelas que apresentam efeitos prejudiciais ao desempenho.