Projeto Comissões tem início no 5ºB
As professoras Rita Xavier e Cecília Faria explicaram para as crianças como funcionaria o projeto e conversaram sobre a colaboração, destacando sua importância e sua influência no ambiente agradável da sala de aula. Perguntaram para a turma se gostariam de participar. Muito entusiasmados, todos os alunos se animaram com a ideia.
A cada dia, as crianças sentam-se em um lugares diferentes, pois sua posição na sala varia conforme a comissão que irão: comissão de recepção (que recepciona as pessoas que chegam à nossa sala), comissão de mochilas e merendeiras (responsáveis por organizar as mochilas e as merendeiras da sala), comissão de quadro, xerox e recados (as crianças auxiliam as professoras no nesses aspectos), comissão de materiais (as crianças ajudam a entregar e a recolher os materiais de sua fileira), comissão de mesas e carteiras (ajudam a organizar a sala quando saem da sala, além de ajudar os colegas a não esquecerem nada debaixo de suas carteiras), comissão de tablet (alunos que, auxiliados pela professora, acompanham a saída e se despedem dos colegas), comissão de lanche (crianças que auxiliam as professoras na entrega do lanche), comissão de livros e dicionários (responsáveis por organizar a biblioteca da sala), comissão de brinquedos (crianças responsáveis pelos brinquedos que são levados para o pátio), comissão de fila (cada fileira de carteiras possui uma criança que é responsável pela fila no deslocamento pela escola) e por fim o amigo do dia (o “braço direito” da professora naquele dia).
Nas palavras da professora Cecília, “esse projeto favorece a organização do dia a dia em sala de aula, o cultivo da responsabilidade, da bondade e da generosidade; o desenvolvimento da capacidade de iniciativa e do trabalho em equipe; a formação de bons hábitos, o desenvolvimento da autonomia e o combate à inibição. O projeto tem sido um sucesso, as crianças estão muito estimuladas, querem fazer da melhor maneira possível suas tarefas do dia, chegam sempre animadas, por querer saber onde irão se sentar e de qual comissão farão parte. Todos os dias perguntam se no dia seguinte haverá comissões”.
As professoras já têm percebido maior organização no ambiente da sala de aula e, aos poucos, as crianças têm conseguido se envolver mais em suas tarefas, criando novas formas de realizá-las e cultivando muitos valores, o que é muito bonito de se ver.
Vale a pena recordar o tema de fundo do projeto anual da Escola: "Melhores atitudes, melhor humanidade"!