Família é o tema da aula de Química no 1º Ano do Ensino Médio
A professora de Química, Luciane Soares faz um lindo depoimento:
De acordo com a Logosofia: “A família é o templo sagrado onde cada ser humano aprende, no amor a seus pais e irmãos, a amar a Deus e aos seus semelhantes, e é ao mesmo tempo a oficina insubstituível onde se forjam as bases da unidade humana”.
Sendo assim, que tal usarmos o conhecimento químico para produzir uma lembrança para alguém especial do nosso convívio, expressando a nosso afeto e gratidão?
No nosso cotidiano, encontramos vários materiais que brilham, pois possuem uma superfície que refletem a luz ou porque são luminescentes (emitem luz quando recebem um estímulo externo).
Refletindo um pouco sobre vida, também podemos dizer que há “pessoas de luz”. Gente que sabe ser sol, mesmo quando a vida está nublada. Gente que ilumina o caminho de outras pessoas com afeto, bons exemplos, solidariedade, etc.
Durante as aulas de Laboratório de Química, os alunos da 1ª série do Ensino Médio produziram biscuit com efeito luminescente, para compor um ímã magnético de quadro (também conhecido como ímã de geladeira), que prendeu uma mensagem surpresa para pessoas muito significativas. Antes de escrever as mensagens, as professoras Luciane, Fabiana e Ward mostraram algumas fotos das suas “pessoas de luz”, dando depoimentos que despertaram a curiosidade sobre a trajetória de vida das professoras e serviram de inspiração para os estudantes.
Mariana Teixeira (1ª série A) contou que sua mãe ficou muito feliz de receber a rosa fosforescente que ela fez com muito carinho. No momento da entrega, Marina aproveitou para dar um show de explicação sobre o brilho dos materiais.