Colégio Logosófico é destaque na 18ª edição do MINIONU
Entre os dias 12 e 15 de outubro, os alunos do Colégio Logosófico vivenciaram o maior modelo das Organizações Internacionais da América Latina. O MINIONU é desenvolvido por alunos dos cursos de Relações Internacionais, Administração e Comunicação Social, em conjunto com o corpo docente da PUC Minas, recebendo delegações de alunos do Ensino Médio de todo o país. O evento tem como principais objetivos difundir os princípios das Nações Unidas, buscar soluções coletivas para problemas mundiais, criar líderes e cidadãos conscientes da realidade atual, ampliar a cultura de modelos políticos no Brasil e preparar os participantes para o convívio com as diferenças de um mundo sem fronteiras, através do estudo da cultura e política de outros países representados.
Integrado à disciplina de Sociologia do professor Rafael Oliveira, os alunos de primeiro e segundo ano do Ensino Médio fizeram parte, em 2017, dos seguintes comitês: CPP 1919 – Conferência de Paz de Paris, CSW 1957 - Comissão sobre a Situação das Mulheres, OEA 2017 - Organización de los estados americanos, COI - Comitê Olímpico Internacional de 1973 e o Comitê Geral de Imprensa. Entre as temáticas centrais, constaram os conflitos da Primeira Guerra Mundial, o Tratado de Versalhes, os direitos políticos das mulheres nos anos de 1950, o atentado terrorista nas Olimpíadas de Munique e os desafios atuais do continente americano.
Para o Colégio, a oportunidade estimulou os alunos a refletirem sobre a oratória, no sentido de aprimorar a arte do “bem dizer”, da eloquência e da retórica, além de ampliar o entendimento sobre conjunturas históricas internacionais e colocar aspectos valorizados pela Logosofia em prática, como "raciocinar", "julgar", "intuir", "entender", “observar” e, sobretudo, o exercício analítico/reflexivo. “Experimentar um vasto campo de simulação, com cenários instáveis de crise e construção de alianças/inimizades diplomáticas e, ao mesmo tempo, aprofundar-se na medida adequada da argumentação e da contra-argumentação é o que esperamos para os nossos alunos”, acredita a coordenadora pedagógica, Marise Alencar.
De acordo com Juliana Fantin, aluna do 2° Ano B e integrante do Comitê da OEA, a atividade ofereceu uma chance única de visão acerca dos problemas enfrentados pela humanidade no passado e no presente, além de tornar possível mapear os desafios do futuro. “O coração da gente acelera na hora de falar, mas é incrível trocar experiências e estratégias sobre de que maneira a democracia e os Direitos Humanos podem ser aperfeiçoados. Por fim, claro, tivemos condições de exercitar o idioma espanhol durante todas as sessões de debate, o que muito enriqueceu nosso processo de aplicação dos conhecimentos encontrados em sala de aula”.
O Colégio Logosófico se compromete a aprimorar os projetos em que a construção do protagonismo do aluno o conduza a um papel ativo em sociedade.