Infantil 4B aprende sobre vulcões fazendo analogias com a vida
O projeto Vulcões iniciou-se com uma conversa sobre nossas atitudes. Os alunos foram estimulados a perceber que, quando não estamos atentos, podemos atuar como se fôssemos um vulcão, agindo de forma impulsiva e até violenta.
“Temos um vulcão dentro da gente? Como o vulcão funciona? Como é dentro do vulcão?” Essas foram algumas das perguntas feitas pelos alunos nas conversações, o que acabou por desencadear o estudo sobre os vulcões de verdade – que têm lava e explosões!
Os alunos fizeram um levantamento do que queriam descobrir sobre os vulcões. As professoras então apresentaram imagens e desenhos, conduzindo o entendimento tanto sobre a parte interna e a externa.
Para culminar, todos juntos construíram uma maquete de vulcão que, para a grande surpresa de todos, funcionou de verdade!
Segundo as professoras, entender sobre o funcionamento de um vulcão natural foi importante não só como conhecimento do mundo físico, mas também para concretizarem analogias sobre o mundo interno. Concluíram que não existem vulcões dentro de nós, mas que precisamos estar atentos aos nossos pensamentos, para que eles não atuem parecendo um vulcão, que causa destruição ao seu redor.
“Alguém quer morar perto de um vulcão?” – perguntou a professora Shirlea.
- Nãaao!! – responderam todos”.
A partir daí concluíram que queriam agir com serenidade, paciência e respeito para ter muitos amigos ao redor.