Aula prática no Laboratório demonstra noções de Equilíbrio Químico aos alunos do Ensino Médio
Os alunos receberam uma solução de dicromato de potássio e esta foi submetida a um meio básico e ácido. Os alunos perceberam que a solução inicial de dicromato de potássio é alaranjada e que em meio básico ela fica amarela, indicando a formação de uma nova substância, que é o íon cromato. Ao submeter a solução amarela a um meio ácido, a solução novamente fica alaranjada, formando novamente o reagente (íon dicromato).
O objetivo desta prática foi o de analisar os reagentes que podem ser transformados em novas substâncias, e que estas podem retornar às substâncias iniciais, de acordo com as condições a que são submetidas. A atividade complementou o estudo de Equilíbrio Químico.
“A Logosofia não aconselha crer no que se estudou nem aceitá-lo cegamente, por certas e inquestionáveis que pareçam suas afirmações; daí que imponha a experimentação como base segura do processo rumo ao saber. Quer que cada um de seus cultores comprove por si as verdades que entranha, e isso só se pode fazer levando-o ao campo da própria experiência.” Do livro Curso de Iniciação Logosófica, parágrafo 40