Amizade é tema de lindo trabalho docente no Infantil 2A
Chiquinho, Maricotinha e Zequinha, personagens já conhecidos dos alunos do Infantil, foram à sala, juntamente com a assessora Renata Pena, em dois momentos, para mostrarem, através de pequenos esquetes, como podemos ser um amigo valente e ter muitos amigos.
Zequinha queria que o Chiquinho fosse somente seu amigo; não queria que ele brincasse com a Maricotinha. Zequinha precisava ser valente para enfrentar o pensamento de mandar no amigo e de querer o amigo só para ele!
Quando a assessora perguntou o que é ser valente, as crianças responderam: é crescer no bonzinho, é conversar, é fazer amizade, é fazer tudo com gosto, é ajudar o amigo.
Chiquinho, que está aprendendo a ser valente, disse a Zequinha que ter muitos amigos é bom demais! “Eu sou seu amigo, mas sou amigo da Maricotinha também. Venha brincar com a gente.”
Zequinha fez esforço para ser valente e mudar o pensamento que estava em sua mente. Aos poucos ele conseguiu mudar a sua fisionomia e seu rostinho que antes estava triste, foi ficando feliz de novo e Zequinha conseguiu brincar junto com os dois!
A turma ficou atenta e quis abraçar os amigos Chiquinho, Maricotinha e Zequinha. Todos estão aprendendo a ser valentes e a ter muitos amigos!
Ao final, cantaram juntos:
“... Mude o pensamento, troque de atitude, seja uma pessoa melhor.
E não desista, não desista!
Todo dia é dia de tentar mudar.
E não desista, não desista.
Todo dia é dia de recomeçar!” (Banda Coração Palpita)
A professora Juliana Domingues nos relata que na semana seguinte, uma das alunas estava de mãos dadas com outra, quando a professora convidou a turma para ir ao pátio. Uma terceira menina veio feliz dar a mãozinha para a primeira delas. A menina que já estava de mãos dadas com a primeira, gritou forte, dizendo que somente ela poderia dar as mãos para a colega. A professora abaixou-se e falou com ela, olhando em seus olhos: “Querida, você se lembra do Zequinha? Aquele amigo do Chiquinho que não queria que a Maricotinha brincasse com eles?”. A menina, naturalmente, conteve o choro para ouvir a professora, que continuou: “Lembra que o Chiquinho falou com o Zequinha que a gente pode ter muitos amigos?”. Ouvindo a professora com atenção, parou de chorar, enxugou as lágrimas e aceitou que a colega desse as mãos para sua amiga.
Percebemos que essa menininha está compreendendo o conceito de amizade e fazendo esforço para se acalmar e brincar junto com as duas amigas. Uma fofura!