Feirinha do 5° Ano B faz sucesso na escola
O projeto Feirinha foi desenvolvido ao longo de dois meses. Os alunos planejaram tudo desde o início. Fazendo pesquisa com os possíveis compradores de suas mercadorias, descobriram as demandas dos clientes, pesquisaram o preço do que iriam comprar, calcularam o preço de venda e a margem de lucro, aprenderam sobre como fazer cartazes para divulgar suas barracas e também sobre os impostos sobre o que recebemos.
Esse é um projeto realizado todos os anos com as turmas do 5º Ano, com o objetivo de promover uma experiência prática a respeito do que aprenderam ao longo dos anos, favorecendo o desenvolvimento de aptidões importantes para o empreendedorismo.
Foram muitos os elementos transcendentes presentes nesse projeto, desde a responsabilidade em cumprir com as tarefas e a honestidade em cumprir todos os dados de maneira correta e posterior de ser justo no preço e dar o troco correto. Aprenderam também que a quantidade de dinheiro que se ganha não é o mais importante. O importante mesmo foi desfrutar do momento sem gerar competição, nem concorrência entre as barracas, dando a oportunidade para os colegas se ajudarem, indicando a barraca do outro que tem um produto que a sua não tenha, etc.
De acordo com a professora Cecília Faria, a atividade foi um sucesso, as crianças concluíram o projeto de maneira muito alegre e feliz.
Alguns depoimentos:
“Eu gostei muito de viver essa experiência, porque desde quando eu estava no 2º ano, esperava fazer essa feirinha, e nela o dinheiro não é o mais importante. O mais importante mesmo é cultivar a honestidade e aprender a trabalhar em grupo.” Maria Antônia Brauna
“Com essa experiência vi que devo ser honesta com as pessoas.” Gabriela Garcia
“Eu conheci uma luzinha bem pequena dentro de mim; nela percebi que ser honesto é muito bom.” Mariana Assis
“Eu conheci que não sou tão tímido como pensava que era.” Giovanni Moreira
“Nessa experiência, o que eu conheci sobre mim foi que todos os valores que cultivei durante o projeto me deixaram feliz.” Júlia Mendes
“Com essa experiência, eu conheci sobre eu mesmo, que sou um vendedor honesto. Após uma pessoa ter me dado R$2,00 a mais, e eu correr atrás dela para devolver eu descobri isso.” Eric Nagem
“Eu gostei de viver essa experiência, pois eu vi como é difícil ganhar uma renda.” Mateus Lacerda
“Sobre mim mesma vi que consigo controlar a ansiedade, não tenho problemas com trabalhos em equipe e tive senso de responsabilidade buscando fazer o meu melhor.” Júlia Nagem.