Professores de Educação Física exercitam o poder de adaptação
Vejam só que lindo depoimentos dos professores Fillipi Heringer e Ludmila Souza:
"O que fazer quando seu planejamento vai literalmente por água abaixo, quando uma chuva inviabiliza o uso da quadra em que estavam programadas as aulas de Educação Física? Essa foi a realidade que vivemos no primeiro dia de aula.
Já prevendo a possibilidade de chover exatamente no horário da aula, utilizamos um recurso que, muitas vezes, ensinamos os alunos a utilizá-lo: a adaptação! Reorganizamos nosso planejamento e realizamos uma interessante e divertida aula no miniauditório. Nossa proposta foi à realização de um desafiador circuito motor com obstáculos de estofado. As crianças adoraram essa atividade, pois elas se sentiram motivadas a conseguir terminar todo o percurso que continha rampas, túneis e obstáculos. Esse circuito motor teve como objetivo possibilitar às crianças se deslocarem com destreza ao andar, engatinhar e pular sobre obstáculos instáveis, favorecendo a confiança nas próprias atitudes motoras, além de desenvolver o equilíbrio, a agilidade, a noção espacial e a segurança. Por meio dos circuitos motores, as crianças exploram o ambiente, experimentando os movimentos que o corpo é capaz de realizar ao se adaptar às barreiras do caminho”.
“O homem, por sua constituição psíquica, mental, espiritual e física, é um ser adaptável a todas as mudanças e a todas as situações em que a vida o coloca, à medida que avança para seu aperfeiçoamento.” Do livro Introdução ao Conhecimento Logosófico - pág. 161 e 162