8º Ano vibra com trabalho de campo em Petrópolis
Há alguns anos a visita à cidade de Petrópolis está incluída no planejamento de História, elaborado pela professora Vânia Radicchi. O trabalho de campo faz parte dos estudos realizados sobre o II Reinado. Na cidade de Petrópolis, os alunos realizam visitação a diversos pontos turísticos, como Catedral São Pedro de Alcântara, Palácio de Cristal, Museu Imperial com apresentação do espetáculo de Som e Luz, Palácio Quitandinha, Casa do Colono e Casa de Santos Dumont.
Essa atividade é motivada pela riqueza oferecida pela Cidade de Petrópolis para a observação e aprendizagem dos alunos. Dentre os muitos objetivos elaborados para o projeto destacamos o de identificar a realidade social e histórica do Brasil na época do Império, bem como as influências culturais, sociais e econômicas trazidas pelos imigrantes, além de exercitar a escuta e o respeito pelo outro e pela cultura brasileira.
Segundo avaliação dos docentes que acompanharam os alunos, a atividade foi muito rica. “Os alunos tiveram a oportunidade de observar, ao vivo, muitos elementos estudados durante as aulas de História. Foram acompanhados, todo o tempo, por um guia local que oferecia informações importantes. Houve grande aproveitamento por parte dos alunos e docentes envolvidos.”