Infantil 4 e 5 exploram os sons da chuva na aula de Música
A professora de Música, Karina Haddad, estimulou a exploração dos instrumentos musicais para descobrir qual deles possuía o som que se assemelhava mais aos sons da chuva e do trovão. Fizeram uma sequência musical, pensando no início da chuva, com poucos sons, no meio da chuva, com trovoadas e muita água, nos som da chuva quando já está indo embora e da água escorrendo pelos telhados e pela rua.
Os alunos escolheram o pau de chuva, o afoxé, o tambor, o carrilhão e o piano.
A professora conversou com os alunos sobre o tema anual: A Busca do Equilíbrio, destacando o equilíbrio necessário da água na natureza. As crianças foram estimuladas a equilibrar os sons, para que fossem harmoniosos e coesos com o tema.
Karina observou que as turmas mais maduras conseguiram executar a proposta muito bem. Foi necessário concentração, ordem e harmonia para esta atividade. As crianças gostam de criar sons e explorar os instrumentos. É interessante observar como a memória auditiva de cada criança influi no resultado da produção coletiva.
Para culminar a atividade, as crianças aprenderam a música A chuva cai, de autor desconhecido.:
A chuva cai, cai, cai, cai
Molhando o chão
Cuidado com o escorregão
E lá no céu as nuvens se batem, Tibum!
Acende a luz e lá vem o trovão
Que treme o chão e meu coração
Quando a chuva cai, cai, cai, cai
Molhando a terra
É bom de mais!
As plantas crescem
Assim acontece
Quando a chuva cai, cai, cai, cai
Quando a chuva cai, cai, cai, cai
Quando a chuva cai, cai, cai, cai