5º Ano B faz leitura compartilhada do livro “Extraordinário”
No momento dedicado à literatura, as professoras Rita Xavier e Cecília Faria projetaram o livro em PDF e os alunos puderam acompanhar a leitura.
O livro é contado por uma criança de 10 anos (mesma idade dos alunos do 5º Ano) e apresenta muitos valores necessários às crianças, para enfrentarem os problemas que eles vivem nessa fase, além de promover a reflexão sobre como se posicionar diante de conflitos e dificuldades.
Essa atividade fez parte de um projeto para estimular o gosto pela leitura e fazer uso de um conteúdo atual, de interesse dos alunos, para trabalhar valores e conceitos relacionados à Pedagogia Logosófica: gosto por aprender, respeitar as diferenças e dificuldades dos demais, fazer um bom uso da observação que se faz do outro para melhorar sua própria conduta e não para apontar o erro do outro, ser valente diante dos problemas e das dificuldades, valorizar a amizade, a família e ser grato à vida que se tem.
A professora Cecília relata que estão fazendo a leitura de um capítulo por semana. A turma está muito estimulada e sempre pede para ler mais. Alguns exercícios relacionados à leitura são enviados semanalmente no dever de casa, como forma de estender a reflexão sobre os assuntos abordados durante a leitura da semana.
Alguns alunos manifestaram-se:
“Eu estou gostando muito da leitura do “Extraordinário”; tem partes engraçadas, tristes e boas.” João Vitor Araújo Freitas
“Nós estamos lendo o livro “Extraordinário” e eu estou gostando bastante.” Lara Campos Nascimento
“Eu estou achando o livro “Extraordinário” uma história muito emocionante e feliz.” Isabela Campello Ramos
“Eu estou achando a leitura do livro legal, porque é um livro muito interessante que fala como devemos tratar o outro.” Maria Clara Rodrigues Leroy