Infantil 4B aprende a manusear a tesoura e estimula a coordenação motora fina
Ao desenvolver os músculos menores das mãos e dos dedos, as crianças são capazes de realizar movimentos mais delicados e precisos, que podem influenciar, por exemplo, no modo como elas pegam no lápis para a escrita. Essa prática é muito necessária para a turma do Infantil 4.
Considerando que a tesoura é uma excelente aliada no desenvolvimento da coordenação motora fina, as professoras Shirléa Ribeiro e Marília Salles apresentaram para as crianças vários tipos de tesoura e explicaram a função de cada uma: tesoura de cabelo, tesoura de costura, tesoura de jardim e também a de papel. Em seguida, cada aluno recebeu uma tesourinha de papel para iniciar a atividade de picote.
Enriquecendo essa atividade, as docentes explicaram que, para aprender, precisamos ter paciência e persistência e recordaram com elas o processo de desenvolvimento dos primeiros passos. Mostraram, através de um teatrinho, que quando estavam aprendendo a andar, tiveram que ter paciência e fazer muito esforço. Hoje já não precisam mais de ajuda para andar. Com o uso da tesoura seria assim também. Depois de um tempo elas iriam cortar sem tanto esforço.
A atividade com a tesoura se dará ao longo do ano. Ao final dele espera-se que as crianças conquistem o gosto e a habilidade de corte e recorte.