Uso de materiais alternativos nas aulas da Educação Física faz sucesso na Educação Infantil
Será que um material da área da construção civil pode ser útil dentro da Educação Física? Você já ouviu falar de espuma de pedreiro? Ela é utilizada na parte final do reboco de paredes de alvenaria. É um material muito simples, encontrado em depósitos de construção num valor relativamente baixo. São blocos de espuma de uma densidade interessante para o uso nas aulas de Educação Física com as crianças pequenas. Os professores Fillipi Heringer e Ludmila Souza exploram com os alunos esses materiais de diferentes formas.
Essas espumas de pedreiro, quando colocadas em mãos infantis, se transformam em castelos, torres, prédios, casas, pontes e muito mais. Essa atividade de construção desenvolve nas crianças a criatividade, pois são estimuladas a criarem suas próprias estruturas.
É interessante observar que, brincando, as crianças percebem que é necessário resolver problemas. Elas têm que descobrir o melhor encaixe para os blocos, às vezes usando o método de tentativa e erro. Nesse processo, a criança percebe que o planejamento e a organização são fatores importantes para que sua criação fique cada vez melhor. Equilibrar os blocos de espuma e balancear os pesos para que a estrutura não caia, promove o raciocínio espacial e consciência de proporções e padrões como dimensões, peso, equilíbrio e apoios.
Além disso, essa atividade favorece a concentração e a precisão na montagem dos últimos blocos de sua criação, o trabalho de equipe na construção conjunta com o colega, a adaptação diante do resultado não alcançado, a persistência e a análise do que pode ser melhorado.