Infantil 4 e 5 procuram responder se existe equilíbrio na música
Karina Haddad, professora de Música, está desenvolvendo um projeto que se chama Existe equilíbrio na música?.
Na fase dois desse projeto, ao tocar piano, as crianças aprenderam o que é intensidade do som. Em seguida, fizeram o mesmo reconhecimento com o som do tamborim.
A professora assim relata a experiência:
“Tocamos o tamborim acompanhando uma música ao CD. Primeiro tocamos bem forte com o som da música do CD no volume mais fraco. As crianças perceberam que não conseguiam ouvir a música. Depois tocamos fraco e colocamos o volume do som bem forte. Novamente as crianças perceberam que não havia equilíbrio do som, pois não conseguiam ouvir o tamborim. Resolvemos então colocar a intensidade dos sons do CD e do tamborim de forma que conseguiríamos ouvir ambos. A conclusão foi a de que dessa forma os sons estavam equilibrados. Alguns alunos se manifestaram: “Tem que ser meio a meio” ou “Precisa misturar a música” ou ainda “Fica mais bonito de ouvir com o som equilibrado”. E é interessante observar como crianças dessa idade têm dificuldade em controlar a vontade de tocar forte e ainda querem ouvir seu próprio instrumento mais que todos. Sua maturidade ainda é pequena para participar, perceber o todo de uma música, onde ela é uma parte dele e que sua atitude afeta no equilíbrio.”
O projeto Existe equilíbrio na música? tem a intenção de fazer as crianças refletirem sobre a necessidade do equilíbrio em toda parte: na vida individual, na convivência com os demais e também na música.