Brincando com o “foguetinho”, as turmas do Infantil desenvolvem muitas habilidades
Dando continuidade ao projeto Objetos Voadores, que utiliza brinquedos que voam para aumentar o repertório de movimentos das crianças, os professores Fillipi Heringer e Ludmila Souza têm propiciado, a cada aula, que as crianças pratiquem atividades com um brinquedo diferente. Dessa vez foi o Foguetinho.
Os alunos confeccionaram os foguetinhos com ajuda dos professores e estagiários. Foram utilizados jornal, barbante, fita crepe e papel crepom.
Esse projeto se justificou pelo desejo dos professores de Educação Física de oferecer experiências divertidas e ricas, pois, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades motoras, as crianças tiveram a oportunidade de trocar experiências e ajudar uma à outra. Com o foguetinho elas foram estimuladas a pensar e elaborar estratégias, para que o brinquedo funcionasse de maneira eficiente. As crianças precisaram rodar o foguetinho com ritmo, velocidade e soltá-lo no momento exato, para que ele fosse para cima, desenvolvendo a capacidade de reação e coordenação espaço temporal. A persistência, a atenção e a ordem foram valores muito estimulados nessa atividade.
Os professores destacam que esse ciclo de aulas do projeto proporcionou novas experiências, atuando como ótimo recurso para provocar ricas possibilidades de movimento corporal, percepção espacial, muitas descobertas sobre as propriedades físicas dos objetos, a observação das relações entre o vento e o efeito de cada brinquedo e o conhecimento dos ajustes corporais necessários (diferenciação cinestésica) para fazer cada brinquedo funcionar.
Os docentes estão muito felizes com os resultados alcançados que evidenciam a conquista dos objetivos propostos.