Infantil 3B se envolve com novo projeto: “Galinhas e Ovos”
Tudo começou com uma visita ao galinheiro. Lá, a turminha viveu muitas situações interessantes: algumas crianças entraram no galinheiro e outras ficaram com medo; algumas crianças ficaram encantadas com os ovinhos e outras queriam ver pintinhos e todas queriam saber também por que tinha algumas galinhas descabeladas no galinheiro da escola (galinhas de topete, galinhas polonesas).
As professoras Cassiana Ranieri, Rônia Gondim e Maria Alice Maciel resolveram levar para a sala alguns ovinhos e fazer uma lista sobre o que eles queriam saber. Começaram por perguntar o que será que tinha dentro do ovo e a turminha respondeu: pintinhos! Mas ao abrirem o ovo, verificaram que não havia pintinho. Os alunos ficaram decepcionados quando viram apenas a gema e a clara. Então surgiu a ideia de pedir na cantina para fritar aquele ovo. Após frito, picaram em diversos pedacinhos e deram para as crianças experimentarem.
Dando sequência ao planejado, as professoras estimularam que as crianças expusessem suas dúvidas. E assim elaboraram uma relação de perguntas:
- Por que não havia pintinho no ovo?
- O ovo do galinheiro é diferente do ovo que a gente compra no supermercado?
- Tem ovo de comer e ovo com pintinho?
- Podemos comer os ovos das galinhas da Escola?
- Por que tem galinha "descabelada" (com topete)?
- Pra que serve o bico da galinha?
- Precisa ter medo da galinha?
- Se fizer carinho e cuidar do ovinho nasce pintinho?
- Como a galinha choca os ovos?
- Quanto tempo a galinha vive?
- A galinha tem crista igual a do galo?
- Quanto tempo demora para o pintinho nascer?
O projeto continua em andamento. Em breve teremos mais notícias!