9º Ano descobre os números irracionais e a razão áurea na natureza nas diversas etapas de evolução da humanidade
O uso dos números irracionais é encarado, muitas vezes, como algo difícil e muito distante da realidade dos alunos, em seus estudos iniciais do conteúdo. Para estimular o estudo e valorizar o aprendizado de algo tão presente nas nossas vidas, a professora Ana Flávia Stochiero Duarte desenvolveu um projeto com o objetivo de mostrar a relação entre a descoberta dos números irracionais e a razão áurea com a descoberta matemática de padrões naturais, ressaltando o uso dessas descobertas na prática, em várias situações e profissões.
O projeto teve início com aulas expositivas sobre o conteúdo e se estendeu com exibição de PowerPoint exemplificando a prática do que foi estudado, filmes assistidos no Youtube e comentados em sala, exercícios e brincadeira para colocar em prática os conhecimentos obtidos durante o estudo.
Foi uma semana de atividades bem estimulantes! Elas visaram, além de informar e propiciar a assimilação de novos conhecimentos, maravilhar os alunos ao observarem a aplicação dos números irracionais e da razão áurea em várias áreas de conhecimento, nas diversas etapas de evolução da humanidade: na época da construção das pirâmides e templos egípcios, na criação de sinfonias clássicas dos século XVII, na confecção de pinturas renascentistas famosas, na reforma estética do sorriso para que se torne mais bonito, etc. Também foi mostrada a razão áurea presente nas conchas do náutilo, nas ondas do mar, na refração da luz, no DNA humano.
Ana Flávia procurou também estimular nos alunos o estímulo de aprender para a vida, buscando vincular o que é aprendido com a perfeição do natural, do que foi feito por Deus. Em tudo que aprendemos na Escola e que os povos aprenderam ao longo da história, há a conexão com a Criação. A observação de padrões naturais levou o homem a tentar decodificar o que é natural e, assim, a adquirir conhecimentos, utilizando uma das faculdades da inteligência: a faculdade de observar.
Afirma González Pecotche:
“E vocês puderam ver, através da própria história, como sempre, mesmo no mundo comum, que foi o conhecimento o que fez os homens avançarem, de civilização em civilização, descobrindo muitos mistérios entre os tantos que existem na Criação.” Do livro Coletânea da Revista Logosofia, tomo III, p.37
A professora relatou que:
"Estudamos os números irracionais, como é programa do 9º Ano. O projeto foi uma busca de aproximar o conteúdo do gosto dos alunos, já que tantas áreas do conhecimento fazem uso dele. Estudamos sobre o número de ouro, que é um número irracional misterioso e enigmático que aparece numa infinidade de elementos da natureza, na forma de uma razão, sendo considerado por muitos como uma oferta de Deus ao mundo. Por isso, os matemáticos desde a antiguidade se dedicam a estudá-lo. O número de ouro e a razão áurea estão em quase todo lugar na natureza e nas coisas que consideramos mais belas.”
A professora Ana Flávia propôs a finalização do estudo com medições dos próprios alunos, culminando em um concurso de Sr. e Sra. Beleza Áurea, após grupos de alunos utilizarem a divisão de números irracionais para encontrar algumas razões específicas em relação ao tamanho de partes do corpo. Foram medidos comprimento, comprimento do umbigo ao chão, comprimento do braço, etc. Ao final, descobrimos que, mesmo fazendo as medidas de forma rudimentar, a razão das medidas de alguns alunos se aproximou do número de ouro!
Estes alunos foram eleitos "Senhores e Senhoritas Beleza Áurea do 9º Ano de 2018"!