Projeto "Objetos Voadores" fez sucesso no Infantil
Os professores da Educação Física, Fillipi Heringer e Ludmila Souza, prepararam para o Infantil 5 uma super atividade, dentro do projeto Objetos Voadores.
Este projeto explora os diversos brinquedos que voam, objetivando aumentar o repertório de movimentos das crianças e o conhecimento de diferentes brincadeiras. O aprendizado pelo movimento ou através das vivências corporais é um fator importante para o desenvolvimento global da criança. No ciclo Objetos voadores foram explorados brinquedos diferentes a cada aula: pipa, girocóptero, avião de papel, foguetinho e bolha de sabão. O que parece ser simples e elementar para os adultos é fonte de grande interesse e de prazer para as crianças.
As propostas começavam sempre pela apresentação do brinquedo. Depois as crianças eram organizadas em grupo ou individualmente, para experimentarem a produção ou manuseio do brinquedo.
O objetivo foi o de proporcionar às crianças experiências divertidas e ricas, pois, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades motoras, elas tiveram a oportunidade de trabalhar em grupo. Essas aulas proporcionaram novas experiências corporais, servindo como ótimo recurso para desenvolver ricas possibilidades de movimento corporal, percepção espacial, muitas descobertas sobre as propriedades físicas dos objetos, observação das relações entre o vento e o efeito de cada brinquedo e o conhecimento dos ajustes corporais necessários (diferenciação cinestésica) para fazer cada brinquedo funcionar.
Colaboração, persistência e adaptação, foram valores muito estimulados para o cultivo interno. As crianças viveram momentos de alegria e muito aprendizado.
Os professores disseram esse foi um projeto muito produtivo e que foi muito bom ver as crianças tão animadas! Muitas já conheciam alguns dos objetos apresentados, o que permitiu que cada criança vivesse esse momento de aprendizado de forma diferente.