Infantil 4A inicia o conhecimento das letras de forma divertida
Toda sexta-feira uma criança fica responsável por levar a “mala de letras” para casa. Esta mala contém uma letrinha e sua tarefa é trazer para a escola um objeto que começa com esta letra. O aluno tem como desafio, não contar aos colegas a letra que está dentro da mala, pois todos deverão fazer perguntas para adivinhar o seu conteúdo! Na segunda-feira, este aluno, mantendo a surpresa do objeto, fica na frente da turma e coordena a brincadeira, dando a palavra para todos que levantam o dedinho, querendo fazer perguntas como: é duro? E de comer? É um brinquedo? É um animal? Depois de várias pistas, um dos alunos acaba descobrindo o objeto que está dentro da mala e todos ficam felizes com a surpresa!
Esta brincadeira divertida dá início ao trabalho com o traçado das letras, favorece a consciência fonológica e estimula a oralidade.
Além dos objetivos pedagógicos, as crianças cultivam a valentia para combater a inibição, indo à frente da sala para falar para os colegas, aprendem a cultivar a discrição, guardando um segredo; aprendem a fazer perguntas cada vez mais inteligentes; cultivam o respeito ao coleguinha que vai à frente e aprendem a esperar a vez para fazer a pergunta, cultivando a paciência.
As professoras Maria Alice Lacerda e Claudia Lustosa procuram estimular o gosto por aprender de forma lúdica e elevada.