Infantil 4B conversa sobre o amor da Família
Através de uma roda de conversa, a professora Shirléa Ribeiro explicou para as crianças sobre o amor vindo da família. Começou por explorar o conceito de família, mostrando aos alunos, várias fotos de família, inclusive, as dos animais. Em seguida, salientou que o amor é como uma plantinha, que vai crescendo, crescendo a cada dia. Quanto maior ficamos, mais amor temos por nossa família. Foi preciso dizer especialmente, que o amor está presente até mesmo quando o papai ou a mamãe, ficam firmes quando os filhinhos têm uma atitude que não é correta. As crianças perceberam que, quando algum ente da família fica firme é porque querem educá-los e, também, porque querem o melhor para eles.
Ao final da conversa, os alunos escutaram um pequeno áudio que algum membro da família enviou para eles, dizendo o “quanto eles eram queridos e o quanto os amavam”. Cada criança recebeu um áudio. Foi um momento bastante sensível! A cada áudio, as crianças ficavam na expectativa para perceberem de quem era voz que estava falando. Algumas crianças sorriram, outras choraram, outras nem conseguiram ouvir direito, tamanha a emoção! Nesses momentos as professoras favoreciam que o áudio fosse novamente escutado.
Para as professoras Shirléa e Marília Salles, é importante que as crianças percebam, desde cedo, que a família é o primeiro contato que temos com o amor. Através do cuidado com seus filhos, que os pais demonstram o quanto os amam. É importante também colaborarmos na formação de cidadãos conscientes do valor de seus entes queridos e que percebam a importância de cada um em suas vidas.
A atividade cumpriu, em muito, seu objetivo!