Experiências no Laboratório ajudam a fixar a matéria no 2º Ano do Ensino Médio
No Laboratório de Química os alunos da turma do 2º Ano usaram um sal cristalino de uma cor azul incrível!
Os alunos prepararam soluções usando vidrarias de laboratório, como o balão volumétrico e cada grupo preparou uma solução do sulfato de cobre pentahidratado (sal de cor azul) com concentração diferente, observando que quanto mais concentrada fosse a solução, mais intensa se tornava a cor azul.
A professora Fabiana Costa relata que “os alunos adoraram, ficando encantados ao ver o sólido cristalino de coloração azul (sólido sulfato de cobre pentahidratado). Cada vez mais eles percebem o quanto a prática é importante para a compreensão da aula teórica”.
Os objetivos desta prática visam compreender:
- Quais vidrarias de laboratório são apropriadas para preparar soluções
- Como é a substância sulfato de cobre (características macroscópicas)
- Técnica adequada de pesagem
- Cálculo de massa molar
- Estimar a massa de sulfato de cobre necessária para preparar uma solução
- Verificar que soluções de concentrações diferentes possuem tonalidades distintas
Um importante elemento da Pedagogia Logosófica foi trabalhado:
“A Logosofia não aconselha crer no que se estudou nem aceitá-lo cegamente, por certas e inquestionáveis que pareçam suas afirmações; daí que imponha a experimentação como base segura do processo rumo ao saber. Quer que cada um de seus cultores comprove por si as verdades que entranha, e isso só se pode fazer levando-o ao campo da própria experiência.” Do livro Curso de Iniciação Logosófica, §40