5º Ano B apresenta importante projeto
A professora Cecília Faria nos faz um lindo relato:
“Em 2018 a turma do 5º Ano B desenvolveu o projeto CriVenções.
Estimulados pela leitura de trechos dos livros de Júlio Verne, os alunos se interessaram pela capacidade do autor de prever o futuro. Em nossas conversas começaram a surgir ideias de invenções para o futuro. Cada aluno, pensando no bem da humanidade, criou o protótipo da sua invenção com a ajuda da sua família.
Percebemos que é preciso ter um equilíbrio entre a vida de dentro e a vida de fora. Por esse motivo, além de projetar o futuro de fora, com as invenções, projetamos também o futuro de dentro.
Mas o que são os projetos de dentro?
Chamamos assim tudo aquilo que esteja relacionado à vida interna de cada um, ou seja, aos pensamentos e sentimentos que cada um tem cultivado e àqueles que querem cultivar. Afinal, a vida de fora é um reflexo do que acontece na vida de dentro. Se na mente existem bons pensamentos, as atitudes e a conduta também serão boas.
Para pensarmos sobre esse assunto recebemos a visita do professor Liberato (ex-diretor da Escola), que contou para as crianças sua trajetória de vida, destacando os valores e conceitos que foram essenciais para a sua formação moral, profissional e familiar.
Os alunos refletiram sobre a seguinte pergunta: O que quero viver quando tiver 30 anos?
No Momento Cívico de agosto o 5º Ano apresentou seu projeto para as demais turmas do Fundamental I, convidando-as para visitar a exposição no dia da Mostra de Conhecimento, quando será apresentado todo o projeto Crivenções.
O Momento Cívico foi um sucesso, as crianças ficaram felizes com a apresentação que realizaram e ficaram estimulados para a Mostra de Conhecimento.
Ao compartilhar o projeto os alunos tomaram mais consciência do valor de sua realização. Foi importante nesse trabalho, estimularmos o pensamento de criar um arquétipo para o futuro, encaminhando os esforços no presente. Consideramos alguns conceitos da Pedagogia Logosófica: O ser é uma sucessão de seres; a Lei de Herança; a vida como um espelho e o anelo de fazer o bem para a humanidade”.
Alguns alunos assim se manifestaram:
“Quando chegou a minha vez, eu fiquei um pouco tímida, mas depois eu fui ‘me soltando’. O momento cívico foi muito divertido, (...) eu aprendi com meus colegas que falaram coisas importantes. Eu adorei o Momento Cívico” - Marina Marques
“Eu achei o momento cívico muito divertido, porque eu apresentei minha invenção aos alunos da tarde.” - Henrique Saltiel
“Eu me senti muito animado para apresentar um pouco da minha invenção; na hora eu fiquei muito feliz.” - André Bragatto