2º Ano do Ensino Médio culmina aulas de Química no Laboratório com o "galinho do tempo"
Para completar e ilustrar o conteúdo de equilíbrio químico, estudado teoricamente em sala de aula e compreender como alguns fatores influenciam as reações de equilíbrio químico, os alunos receberam um “galinho do tempo”: um objeto que indica as condições meteorológicas, pois sua coloração muda de acordo com a temperatura e a umidade do ar.
Inicialmente os alunos realizaram testes para observar a mudança de cor do objeto. Eles o aqueceram utilizando um secador de cabelos e o umedeceram utilizando um umidificador. Observou-se que ao aquecer, o objeto apresentava coloração azul e ao umidificar, coloração rosa. Em seguida os alunos pegaram em suas bandejas, um papel preparado inicialmente com uma solução de cloreto de cobalto hexa hidratado. Esse papel foi aquecido ou umedecido, apresentando as mesmas colorações observadas “galinho do tempo”. Puderam então afirmar que a substância responsável pela mudança de coloração é o cloreto de cobalto, CoCℓ2 , que, de acordo com a situação, apresenta duas cores distintas – azul ou rosa.
Os alunos puderam compreender, por meio da analise da equação e das evidências experimentais como os fatores temperatura e umidade (presença da água) afetaram a reação de equilíbrio do cloreto de cobalto. Foi bastante pertinente essa análise, para que os alunos pudessem aplicar o mesmo raciocínio em outras transformações que apresentam equilíbrio químico.