Interação entre as disciplinas é praticada no 3º Ano do Ensino Médio
Vinculando a atividade de slackline, em Educação Física, com o conteúdo sobre equilíbrio da Física, os professores Gabriela Cavalieri e Carlos Eduardo Mendes promoveram para os alunos do 3º Ano do Ensino Médio, uma aula onde o professor Cadu (como é chamado pelos alunos) realizou a revisão do conteúdo Equilíbrio Estático e Dinâmico. E durante algumas aulas de Educação Física, os alunos puderam utilizar os conceitos revisados em aula, praticando o slackline.
Aulas com caráter interdisciplinar buscam uma forma de promover a união escolar em torno do objetivo comum de formação de indivíduos sociais. Neste aspecto a função da interdisciplinaridade é apresentar aos alunos possibilidades diferentes de olhar um mesmo fato.
O trabalho interdisciplinar garante maior interação entre os alunos, e destes com os professores, favorecendo o surgimento de algo inovador e estimulante, que contribui para ampliar conhecimentos.
Gabriela e Carlos utilizaram uma analogia da pedagogia logosófica, como importante recurso pedagógico, para reforçar para os alunos a importância da interação entre diferentes áreas do conhecimento, favorecendo o entendimento e a compreensão dos conceitos e conteúdos estudados: a imagem de um vaso sobre a mesa, que pode ser visto de muitos ângulos.
Para a professora Gabriela, “a atividade foi muito boa! Pudemos observar o uso prático de um conhecimento e os alunos puderam ampliar sua compreensão, realizando uma atividade diferente.”