Turma do 6º Ano estuda Geografia utilizando cartões postais
Através da observação de diferentes paisagens em cartões postais e da exibição de slides, os alunos do 6º Ano aprenderam sobre a importância do uso dos sentidos (olfato, audição, visão, paladar e tato) na percepção do espaço geográfico. O objetivo da atividade foi favorecer que os alunos, por meio da observação e comparação quantitativa e qualitativa dos elementos naturais e culturais presentes nos cartões postais, identificassem os elementos predominantes em cada um. Isto lhes permitiu avaliar o grau de transformação das diversas paisagens.
Após a listagem desses elementos e o exercício da observação das diferentes paisagens visualizadas nos cartões postais, os alunos escreveram parágrafos conclusivos sobre a ação do homem no meio ambiente, transformando as paisagens e modificando o espaço geográfico.
Segundo a professora Suely Takahashi, “no dia a dia, podemos aprender muito sobre o ambiente que nos cerca, apenas observando a dinâmica das atividades na cidade, o movimento das pessoas, a existência das normas de conduta constatadas em placas e faixas pintadas no asfalto, os sons produzidos pelas máquinas, e os cheiros que são exalados das flores. A observação é um elemento muito importante que nos auxilia na reflexão sobre as causas e consequências das transformações do ambiente urbano no qual vivemos e que nos auxiliam a ampliar a compreensão sobre ele”.
Enriquecendo o conteúdo da Geografia a docente utilizou em seu trabalho com os alunos um importante ensinamento de González Pecotche sobre a importância da observação: “As observações que fizer sobre seus semelhantes e sobre as coisas a seu alcance lhe permitirão aperfeiçoar-se a si mesmo em alto grau, corrigindo suas deficiências e exaltando suas qualidades”.