Varinha Mágica é tema da prática de Química no 2º Ano do Ensino Médio
Para completar e ilustrar o conteúdo de reações químicas, estudado teoricamente em sala de aula, a turma partiu para o Laboratório.
Com o auxilio de um bastão de vidro (denominado nesse experimento como “ varinha mágica”), os alunos iniciaram um processo de combustão.
Um bastão de vidro foi imerso inicialmente em um béquer com ácido sulfúrico e posteriormente, em outro béquer com KMnO4(s). Em seguida, esse bastão foi encostado no algodão com etanol e, para a surpresa dos alunos, foi observada uma chama de fogo. Todos foram orientados a descobrir o papel de cada substância na reação observada. Quando o ácido sulfúrico e o permanganato de potássio entraram em contato, na ponta do bastão de vidro (varinha mágica) ocorreu uma reação química que produziu muito calor, que foi suficiente para fazer com que o álcool que estava no algodão se incendiasse, quando foi tocado pela ponta do bastão de vidro, dando origem à combustão do etanol.
Identificar se houve uma reação química e qual o seu tipo, analisando qual a função de cada substância no fenômeno observado e identificando a relação com os elementos necessários para uma combustão ocorrer, foi o objetivo planejado pelas professoras Fabiana da Costa e Ward Lauar.
“A atividade despertou bastante interesse nos alunos pela formação de fogo por meio de uma transformação química. Foi possível trabalhar conceitos importantes de Química”, disse a professora Ward.