Experiência com milho ensina ao 2° Ano A sobre o esforço e a constância
As professoras Maria Natália Serpa e Fábia Colombarolli realizaram uma atividade para trabalhar a seguinte imagem: “Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre...”
Elas disseram que precisavam de duas crianças para ajudá-las. Entregaram um saco com milho de pipoca para uma e outro com pipocas para outra e disseram que poderiam comer. Aquela que recebeu o milho, achou graça pela impossibilidade de comê-lo. Em seguida, perguntaram o que precisamos fazer para que o milho se transforme em pipoca. Os alunos manifestaram que precisa do calor, do fogo. As docentes relacionaram o calor com o esforço que cada um precisa fazer para debilitar suas dificuldades. Conversaram sobre as situações vividas por eles nas quais precisam se esforçar para serem melhores a cada dia.
Com isso, ensinaram sobre a importância do esforço, da constância e do empenho para se alcançar os objetivos propostos. Também destacaram como é importante ser valente. As crianças ficaram alegres e estão relacionando algumas vivências do dia a dia com a imagem apresentada.