Estudo de mapas colabora no exercício de expressão oral do 6º Ano
Para ajudar no entendimento de que os mapas turísticos utilizam elementos decorativos que auxiliam no deslocamento do turista pela cidade visitada, os alunos do 6º Ano contemplaram diversos mapas de cidades do Brasil e de outros países. Essa atividade foi planejada com o objetivo de promover a familiarização com diferentes legendas, a visualização de diversos formatos de rosa dos ventos e a percepção da importância da escala nos mapas.
A professora de Geografia Suely Takahashi disse que “esta atividade contribuiu para que os alunos compreendessem que, apesar do uso do GPS, os mapas turísticos cumprem o objetivo de ajudar o turista a conhecer um pouco mais sobre a cidade visitada e a localização espacial dos pontos turísticos. Dessa forma, o aluno pôde relacionar o que está sendo estudado no livro didático com situações práticas da vida”.
Complementando e enriquecendo a atividade, depois de analisarem os mapas, os alunos, em duplas, explicaram para os colegas os principais aspectos aprendidos durante a aula, inspirados na seguinte orientação contida num dos livros de González Pecotche: “Quero que surja em você a iniciativa de expressar com clareza seu pensamento; que se aperfeiçoe não só na arte de escrever, mas também na de falar. Cultive-se em todo instante; pense, pense muito, e faça-o com alegria” Bases para sua conduta p. 15.