4º Ano A aprende sobre o conceito da cidadania
A turma está estudando um capítulo do livro de Geografia sobre a cidadania. Para trabalhar sobre esse conceito tão importante para a vida de forma prática e conectada à realidade das crianças, as professoras planejaram várias atividades.
A professora Júlia Lisboa iniciou lendo o texto do livro didático e apontava para as crianças uma lanterna em alguns momentos. A criança que recebesse a luz da lanterna, deveria contar para os colegas como aquele conceito está presente em sua vida. Por exemplo, ao falar sobre os espaços públicos as crianças contaram quais espaços frequentam, como os utilizam, se ajudam a cuidar desse local, que atitudes de cidadania já praticam, etc.
Em outro momento as crianças foram divididas em grupos e cada um ficou em um cantinho da escola estudando, fazendo atividades e compartilhando experiências com os colegas. Elas fizeram a atividade com tranquilidade e alegria.
Em casa, os alunos fizeram um trabalho selecionando uma imagem que demonstrasse uma criança tendo uma atitude de cidadania e dando sua opinião sobre esta atitude. Além disso, escreveram algumas regrinhas que consideram ser importantes para a convivência na escola, em casa e em sociedade. Em sala, compartilharam os trabalhos e montaram dois murais: um fora da sala, para que as outras turmas possam desfrutar do estudo e outro dentro, para recordarem das regras de boa convivência.
As crianças adoraram as atividades! Um aluno contou que iria viajar no feriado e que frequentaria um espaço público, uma praça. Foi logo dizendo que cuidaria desse espaço e que aproveitaria para levar sua bola e convidar as crianças que estivessem lá para brincar.