4º Ano A aprende que a organização da mente se reflete no ambiente
Um dia, após o lanche, as professoras tiraram uma foto da área da cantina. Do lado esquerdo dela estava a mesa na qual uma turma havia lanchado e do lado direito, a mesa usada pelo 4ºA. As professoras Juliana Pagliosa e Júlia Lisboa pediram que as crianças tirassem as próprias conclusões. Explicaram que as cadeiras da mesa estavam desorganizadas, como um reflexo do que estavam vivendo internamente, em função da agitação.
Em um outro dia, as professoras tiraram outra foto após o lanche. Sem que elas falassem nada, as crianças haviam deixado o espaço mais organizado. Convidaram a vice-diretora pedagógica, Vanessa Nagem, para ir até a sala e mostraram as duas fotos. As crianças contaram o que tinham vivido e Vanessa Nagem observou como estavam atentas e já tinham se organizado para começarem a próxima aula, valorizando muito a experiência. Ficou combinado que ela assistiria uma aula na semana seguinte, junto com as crianças, observando se conseguiríam manter o mesmo esforço.
"Essa atividade foi realizada a partir de uma necessidade observada na turma. As conversas foram ótimas. Perceber o reflexo de nosso estado interno em algo simples, como a organização das cadeiras, foi muito eloquente para as crianças, o que as ajudou a perceber como podem se superar" - Júlia Lisboa.