Alunos do 8º Ano aprendem sobre o funcionamento da visão e da audição
Os alunos do 8º Ano estão aprendendo sobre os cinco sentidos: tato, olfato, paladar, visão e audição. Para favorecer o entendimento sobre os dois últimos sentidos citados, os alunos tiveram uma aula prática no laboratório, com o objetivo de montar um modelo simples de olho e tímpano. Ao entrarem na sala os alunos se depararam com alguns cartazes afixados no quadro, que provocam ilusão de ótica. Eles foram convidados a identificar qual era o “problema” das imagens.
Os alunos confeccionaram um modelo de olho e o utilizaram para entender como se forma a imagem invertida na retina do olho. A seguir, realizaram outra atividade relacionada a visão para facilitar a compreensão da sobreposição das imagens. Com os dois olhos abertos, cada aluno segurou um pequeno canudo de papel com a mão esquerda, olhando através dele com o olho esquerdo. Em seguida, encostou a palma da mão direita no olho direito e afastou-a lentamente, mantendo-a lateralmente encostada no canudo. Dessa forma foi possível verificar a sobreposição das imagens, como se o canudo estivesse passando sobre a palma da mão.
Em outro momento, os alunos fizeram um modelo simples de tímpano, utilizando um pote fundo, papel filme, areia e diapasão. Esticaram o papel filme o máximo possível e o colocaram na parte aberta do pote. Espalharam um pouco de areia sobre o papel filme e fizeram o diapasão vibrar próximo à areia. Com a vibração do diapasão, os grãos de areia movimentaram por causa da vibração do papel filme, como ocorre na membrana timpânica.
Por analogia, compreenderam como é a vibração que a onda sonora desencadeia na membrana timpânica.
De acordo com a professor, essas experiências são ferramentas valiosas de estudo que permitem a formação de conceitos, estabelecendo uma relação sobre a teoria e a prática.