2º Ano aproveita projeto Milhas Marinhas para entender a acidificação dos mares
Para fazer um contraponto de caráter investigativo com os conceitos químicos e ambientais, os alunos realizaram um experimento de caráter investigativo. Eles usaram 3 conchas do mar e simularam 3 fenômenos em 2 béqueres e uma placa de petri.
No primeiro béquer: colocaram água e sal e uma concha para simular o ambiente marinho. No segundo béquer, vinagre e uma concha, para analisar o que ocorre com o carbonato de cálcio em um meio levemente acidificado. Na placa de petri, algumas gotas de ácido sulfúrico concentrado em uma concha, para investigar uma condição extrema.
Investigando e compreendendo conceitos ambientais e de reações químicas, os alunos aprenderam que a acidificação do mar pode provocar grandes problemas no ambiente marinho e perceberam a importância da consciência ambiental. Eles viram que essa acidificação pode estar vinculada a liberação de alguns gases no ambiente e observaram que ela provoca um desgaste nas conchas e nos corais. A reação provocada pelo ácido sulfúrico e o carbonato de cálcio da concha produz efervescência, com formação de gás carbônico.
A atividade gerou grande interesse dos alunos!