Dinâmica de quebra-cabeça introduz conteúdo de História no 3°A
Para dar início ao projeto Imigrantes, do conteúdo de História, a turma do 3º Ano A fez uma dinâmica muito interessante. As professoras Adriléia Guelber e Alice Lacerda conversaram com os alunos sobre a importância de ensinarmos aos demais o que já sabemos e de aprender com eles o que ainda não sabemos.
Depois da conversa, foi distribuída uma frase (incompleta) do humanista González Pecotche para cada criança, com os seguintes dizeres: “Uns têm o que a outros falta, e o que a uns falta outros têm; e assim sucessivamente." Introdução ao Conhecimento Logosófico, 190/3º§
O objetivo era que cada criança percebesse que a sua frase estava incompleta e procurasse com os colegas a parte que estava faltando. Dessa forma, as crianças vivenciaram a importância de buscar no outro o que ainda precisam aprender, com alegria e humildade.
O projeto tem como um dos objetivos valorizar a nossa cultura, buscando e compreendendo a origem de muitos costumes que hoje fazem parte do nosso dia a dia.
Ao final, um aluno explicou o que entendeu da atividade:
“Eu entendi que algumas pessoas têm o que outras não têm, e isso quer dizer que eu tenho um valor que a outra pessoa não tem, mas ele tem alguma coisa que eu não tenho. Na sala, fizemos uma troca para completar um quebra-cabeça eu me senti bem”. Pedro Borges Vianello